quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estudando as quatro estações

E.M.F.Padre Edgar  Aquino Rocha
 Direção: Marleci Gonçalves
Supervisão: Vanuza Pires
Orientação Pedagógica: Raquel  dos Santos 
Ano Letivo: 2012
Ano  envolvido: 2º           
Turma: 21
Professora:  Roseane Bortoncello
Objetivos da aprendizagem 
Relacionar o processo de translação com as estações do ano.
Pesquisar sobre a relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos.
Identificar   as estações do ano, mostrando as características  de  cada uma delas.
Desenvolver  a imaginação e a criatividade através da elaboração de desenhos sobre as quatro estações.
Atividades desenvolvidas
 Iniciamos   a   aula  assistindo o   o vídeo a seguir:
Doki descobre as estações do ano, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE  (acessado dia 04/10/2012). 

Os alunos  foram  divididos em equipes de até 5 integrantes.  Cada equipe  pesquisou  temas referentes às estações do ano  através de sites previamente estabelecidos, abrangendo os seguintes subtemas:
Quais as características de cada estação do ano?
O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?
Qual a importância das estações do ano?
O que podemos fazer   em cada estação quando  ficamos em casa?
Foi determinado um  tempo de pesquisa, em média 30   minutos. Solicitei  aos alunos que  conversassem  em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que outros colegas  pesquisem as mesmas informações.   Ressaltei que  além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles representaram suas pesquisas  com desenhos  e  um texto caracterizando cada uma das estações do ano .
 Nossos  registros 
 Desenhando as quatro estações.





Nossas  fotos 
Assistindo o vídeo    

Doki descobre as estações do ano




Produzindo o texto sobre as estações 



Recursos  utilizados
Nets
Sites  indicados para pesquisas
Brasil escola, estações do ano, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm  (acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola, verão, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm  (acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola, primavera, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm   (acessado dia 04/10/2012).
Ciência à mão, estações do ano, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=estacoes%20do%20ano  (acessado dia 04/10/2012).
Fiocruz, estações do ano, disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm    (acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola, equinócio, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/equinocio.htm   (acessado dia 04/10/2012).
Precessão do eixo da Terra, disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm   (acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola, solstício, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/solsticio.htm  (acessado dia 04/10/2012).           
Folhas,  lápis de  cor, giz   de  cera. 
Avaliação
 Observei  a coerência nos desenhos  e textos representando   cada uma das  quatro estações.
Foi   considerado satisfatório, pois os  grupos trabalharam em harmonia,  dividindo as tarefas  e participando ativamente  da  proposta. 

Sugestões para o próximo trabalho
Ampliar o trabalho  com o tema  através de poesias,  observando  as rimas.
Distribuir e ler com os alunos as duas poesias abaixo:
  
Após a leitura e a compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos  são exemplos de poesia. Dessa forma, têm como característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos possuem rimas.
Entregar para os alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as crianças circulem as rimas.
A partir do tema estudado, fazer uma produção textual , em forma de poesia, com as crianças falando sobre as estações do ano. Nesse momento a professora deve deixar os alunos à vontade para dar ideias, falar  as letras que formam cada palavra  e tentar formar rimas com algumas palavras.
A professora pode dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo. Deve distribuir cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo criar seu painel com o tema sorteado.


  









Nenhum comentário:

Postar um comentário