E.M.F.Padre Edgar
Aquino Rocha
Direção: Marleci
Gonçalves
Supervisão: Vanuza
Pires
Orientação
Pedagógica: Raquel dos Santos
Ano Letivo: 2012
Ano envolvido: 2º
Turma: 21
Professora: Roseane Bortoncello
Objetivos da aprendizagem
Relacionar o processo
de translação com as estações do ano.
Pesquisar sobre a
relação das estações do ano com a sobrevivência dos seres vivos.
Identificar as estações do ano, mostrando as
características de cada uma delas.
Desenvolver a imaginação e a criatividade através da
elaboração de desenhos sobre as quatro estações.
Atividades desenvolvidas
Iniciamos a
aula assistindo o o vídeo a seguir:
Doki descobre as
estações do ano, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE (acessado
dia 04/10/2012).
Os alunos
foram divididos em equipes de até
5 integrantes. Cada equipe pesquisou
temas referentes às estações do ano
através de sites previamente estabelecidos, abrangendo os seguintes
subtemas:
Quais as características de cada estação do ano?
O que muda nas plantas e animais em cada estação do ano?
Qual a importância das estações do ano?
O que podemos fazer
em cada estação quando ficamos em
casa?
Foi determinado um
tempo de pesquisa, em média 30
minutos. Solicitei aos alunos
que conversassem em voz baixa para organizar a pesquisa e
evitar que outros colegas pesquisem as
mesmas informações. Ressaltei que além de texto é importante visualizar e
pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles
representaram suas pesquisas com
desenhos e um texto caracterizando cada uma das estações
do ano .
Nossos
registros
Desenhando as
quatro estações.
Nossas fotos
Assistindo o vídeo
Doki descobre as estações do ano
Produzindo o texto sobre as estações
Recursos utilizados
Nets
Sites indicados para pesquisas
Brasil escola,
estações do ano, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm (acessado
dia 04/10/2012).
Brasil escola, verão,
disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/verao.htm (acessado
dia 04/10/2012).
Brasil escola,
primavera, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm
(acessado dia 04/10/2012).
Ciência à mão,
estações do ano, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=estacoes%20do%20ano (acessado dia
04/10/2012).
Fiocruz, estações do
ano, disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
(acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola,
equinócio, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/equinocio.htm
(acessado dia 04/10/2012).
Precessão do eixo da
Terra, disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fordif/node8.htm
(acessado dia 04/10/2012).
Brasil escola,
solstício, disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/solsticio.htm (acessado dia
04/10/2012).
Folhas, lápis de
cor, giz de cera.
Avaliação
Observei a coerência nos desenhos e textos representando cada uma das
quatro estações.
Foi considerado satisfatório, pois os grupos trabalharam em harmonia, dividindo as tarefas e participando ativamente da
proposta.
Sugestões para o próximo trabalho
Ampliar o
trabalho com o tema através de poesias, observando
as rimas.
Distribuir e ler com
os alunos as duas poesias abaixo:
Disponível em: http://jardiminfantil.blogspot.com/2009/02/poema-as-quatro-estacoes.html e http://sem0708t1.blogspot.com/2008/02/as-estaes-do-ano.html
Após a leitura e a
compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos são exemplos de poesia. Dessa forma, têm como
característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos
possuem rimas.
Entregar para os
alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as
crianças circulem as rimas.
A partir do tema
estudado, fazer uma produção textual , em forma de poesia, com as crianças
falando sobre as estações do ano. Nesse momento a professora deve deixar os
alunos à vontade para dar ideias, falar
as letras que formam cada palavra
e tentar formar rimas com algumas palavras.
A professora pode
dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear
uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo. Deve distribuir
cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo
criar seu painel com o tema sorteado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário